"projectos consultoria e legalizacoes"portal do licenciamento.

Berçário

Facebook Like Button

bercario-creche

 

O berçário é a área destinada à permanência das crianças até à aquisição da marcha e deve ser constituído por sala de berços, sala-parque, copa de leites e zona de higienização das crianças.

Todas estas áreas devem ter comunicação entre si por meio de portas ou divisórias envidraçadas, por forma a permitir a observação permanente das crianças.

A sala dos berços destina-se aos tempos de repouso, não deve exceder a capacidade máxima de dez crianças, com a área mínima de 2 m2 por criança. Deve dispor de sistema de escurecimento e os berços devem encontrar-se dispostos por forma a permitir o fácil acesso e circulação do pessoal. Os berços devem ser individuais e ter uma altura que permita à criança, quando se põe em pé, ficar aproximadamente ao nível do adulto. Este compartimento deve localizar-se numa zona silenciosa do edifício e não pode servir como local de passagem ou atravessamento.

A sala-parque destina-se aos tempos activos das crianças, deve ter uma área mínima de 2 m2 por criança e apetrechada com equipamento móvel que possibilite aos profissionais manter contacto com as crianças numa posição cómoda e facilitada. Deve também dispor de brinquedos para creches, espaços acolchoados e devidamente protegidos para os bebés, cadeiras de repouso, espelho inquebrável e pavimento amortecedor, facilmente lavável.

A copa de leites destina-se exclusivamente à preparação de biberões e papas, deverá estar equipada com uma bancada de trabalho (geralmente em inox), lava-louças, frigorífico, fogão eléctrico e esterilizador de biberões. Tenha em atenção para o facto de implicitamente estar proibido a utilização de equipamentos a gás neste compartimento.

A zona de higienização das crianças deve dispor de bancada para muda de fralda, banheira, armários para vestiário das crianças, recipiente hermético para fraldas sujas e espaço para arrumação de produtos de higiene, fora do alcance dos bebés, respeitando as normas de higiene da creche.