"projectos consultoria e legalizacoes"portal do licenciamento.

Projecto de Cabeleireiro

projecto-cabeleireiro

Exemplo de layout de um salão de cabeireiro

 

No projecto de instalação do estabelecimento e consoante as actividades a desenvolver, deverá prever espaço para diferentes compartimentos, em particular, gabinete de estética e /ou sala de depilação. Um dos erros mais comuns é a construção de uma sala de estética interior, sem janela, o que obrigará à colocação de um sistema mecânico de renovação do ar. Lembre-se que os locais com permanência de pessoas terão sempre de ser ventilados a partir do exterior, através de meios passivos (janelas) ou activos (equipamento AVAC).

 

 

É comum nas salas de estética e depilação exigir-se um lavatório de comando não manual. Para facilitar a higienização e melhor proteger a parede, mantenha a zona contígua ao lavatório revestida a azulejo ou a outro material com características semelhantes (chapa aço inoxidável, vidro, acrílico, etc.).


Tenha em atenção a configuração do salão quando instalar as cadeiras e secadores, de forma a poder trabalhar com espaço e qualidade suficientes.

Instalação Sanitária

Deverá também reservar um espaço para uma instalação sanitária para os funcionários do estabelecimento. Esta não poderá comunicar directamente com a zona de clientes, neste sentido é comum a colocação de uma antecâmara ou anteparo fixo.


A instalação sanitária deverá ter ventilação permanente a partir do exterior da edificação (janela ou ventax) e as paredes deverão ser revestidas a toda a sua altura por azulejo ou material similar.

Paredes e Pavimentos

Os materiais utilizados nestes estabelecimentos devem permitir uma fácil limpeza e higienização. Esta regra aplica-se aos pavimentos, às paredes e ao tecto.


O pavimento deve também ser resistente, impermeável e não facilitar o escorregamento. Habitualmente utiliza-se mosaico, pedra, linóleos e piso vinílicos.


As paredes devem ser revestidas a toda a sua altura por material de cor clara, junto aos lavatórios devem ter um lambrim de azulejo (ou outro material de características similares) e o tecto deve ser estucado ou pintado com tinta de cor clara.