antecâmara

 

As instalações sanitárias costumam ser as zonas do estabelecimento em que o proprietário menos atenção dedica quando idealiza o seu negócio. O reflexo disto costumam ser espaços exíguos muitas das vezes aproveitando vãos de escada, sem conforto e muito pouca funcionalidade para os seus clientes. O proprietário deve pensar que as casas de banho e a sala de refeições, por terem maior visibilidade, são os locais que mais reflectem a imagem do estabelecimento no cliente.


As instalações sanitárias devem encontrar-se separadas das salas de refeições e das zonas de manuseamento de alimentos. Não devem também comunicar directamente com as zonas de serviço, neste sentido é comum a instalação de uma antecâmara ou anteparo fixo.


Na concepção do estabelecimento tenha em atenção este aspecto de forma a isolar convenientemente as instalações sanitárias. O exemplo seguinte mostra um projecto incorrecto com o acesso à instalação através do balcão.

 

instalacao sanitaria restaurante

 

As características dos pavimentos e paredes deverão permitir a sua fácil limpeza e higienizarão, recomendando-se o revestimento das paredes com azulejo a toda a sua altura.

 As peças sanitárias mínimas serão lavatório, sanita (preferencialmente em cabine individualizada) e urinol na instalação para homens. O ideal na concepção deste espaço é a existência de uma antecâmara central com lavabo e duas instalações com divisão por sexos.


A ventilação das instalações sanitárias é obrigatoriamente feita de forma directa e permanente para o exterior da edificação (através de janela ou ventoinha de extracção - ventax). Nunca será permitido ventilar este compartimento para o interior do estabelecimento.

Powered by Spearhead Software Labs Joomla Facebook Like Button


 

Clientes

O novo decreto permite a redução do número de instalações nos estabelecimentos de restauração ou de bebidas. Actualmente exige-se instalações sanitárias para utentes/clientes com separação por sexos apenas nos estabelecimentos com capacidade igual ou superior a 30 lugares.


Estas instalações são dispensadas quando os estabelecimentos estão integrados em áreas comerciais ou empreendimentos turísticos que disponham de instalações comuns. Estão também dispensados os estabelecimentos que confeccionem refeições para consumo exclusivo fora do estabelecimento.

O número de instalações e a dotação das peças sanitárias deverá ser proporcional à lotação do estabelecimento e ao número de clientes previstos. A título de exemplo poderá seguir a regra de 1 urinol mais uma sanita por 25 homens; e 1 sanita por 25 mulheres.

Powered by Spearhead Software Labs Joomla Facebook Like Button


Funcionários

Os estabelecimentos devem dispor de instalações sanitárias para o pessoal preferencialmente separadas por sexos. Também aqui podem dispensar-se as instalações sanitárias nos estabelecimentos integrados em áreas comerciais ou empreendimentos turísticos que disponham de instalações comuns para o pessoal.


É também possível a dispensa de instalações sanitárias para uso do pessoal nos estabelecimentos com área total igual ou inferior a 150 m2. Nesta situação poderão ser utilizadas as instalações para os clientes.

Powered by Spearhead Software Labs Joomla Facebook Like Button


Acessível

Por força do Decreto-Lei nº 163/2006, de 8 de Agosto (regime da acessibilidade aos edifícios e estabelecimentos que recebem público), os estabelecimentos comerciais (onde implicitamente se incluirão os de restauração ou de bebidas) cuja superfície de acesso ao público ultrapasse 150 m2 deverão respeitar as normas técnicas sobre acessibilidades. Será então necessário a existência de instalação sanitária destinada a pessoas com mobilidade condicionada, designadas por acessíveis, vulgarmente também chamada casa de banho para deficientes.

Este tipo de instalações reveste-se de muita especificidade que não se resumem a uma área maior e à existência de barras de apoio junto à sanita. Por exemplo, a porta não poderá abrir para o interior do compartimento, o lavatório não deve estar apoiado sobre uma coluna, a torneira tem de ser apropriada, entre outras características.


A legislação coloca duas hipóteses de configuração da instalação sanitária, devendo optar-se pela de maior área quando se prevê um uso frequente por pessoas com mobilidade condicionada.

instalacao-sanitaria-deficientes
Powered by Spearhead Software Labs Joomla Facebook Like Button