Autor Tópico: Esclarecimentos ( Loja Gourmet) - SCIE/Vitrine Frio  (Lida 6634 vezes)

ANunes

  • Recém-chegado
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver Perfil
Re: Esclarecimentos ( Loja Gourmet) - SCIE/Vitrine Frio
« Responder #15 em: Março 12, 2013, 00:35:30 »
Hoje desloquei me á CML  ;


- Loja faz parte da 1ª Categoria de risco e portanto isenta de Projecto SCIE ou mesmo Ficha de Segurança, uma vez que vou meramente entregar a declaração prévia, o espaço já está licenciado para comércio e o Gourmet enquadra-se nisso. Deverei sim obter a recomendação por forma a instalar o equipamento que aqui já referiram.


Cumps

Não existe espaço nenhum que esteja isento de Projecto de SCIE ou Ficha de Segurança. Existe sim é um desconhecimento total por parte das câmaras municipais no que se refere a Legislação de Segurança Contra Incêndio em Edifícios.
Mas se o espaço já está licenciado como comércio como a câmara lhe diz, logo tem obrigatoriamente de ter Projecto ou Ficha de SCIE. Assim, peça-lhe cópia do Projecto de SCIE (se o licenciamento for anterior a Dezembro de 2008) e/ou a Ficha de SCIE (se o licenciamento for posterior a Dezembro de 2008) e já tem as recomendações necessárias à instalação do equipamento de SCI. Terá apenas de por aquilo que lá vem! Agora colocar o equipamento a olho, sem saber o que é exigido é que não! Consulte três ou quatro instaladores e depois diga-me se os meios de SCI que eles recomendaram foram os mesmos nas diferentes empresas. Acredite no que lhe digo, mas faça como entender!
Veja! Uma câmara que conhece a lei!
http://www.portaldolicenciamento.com/forum/outros/ficha-de-seguranca-contra-incendios/
« Última modificação: Março 12, 2013, 00:43:51 por ANunes »

susana guerreiro

  • Recém-chegado
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Re: Esclarecimentos ( Loja Gourmet) - SCIE/Vitrine Frio
« Responder #16 em: Abril 07, 2013, 14:03:27 »
Boa tarde,

O lavatório tem de estar situado onde exista necessidade de lavar as mãos... geralmente é no local da operação/manipulação. Aliás este lavatório deve ser independente do(s) das inst. sanitárias.

A segunda questão creio que depende daquilo que acorda com o senhorio e pode seguir por analogia o que se passa como os restantes projectos de especialidade. Se lhe for pedido uma alteração ao projecto de águas é esgotos quem paga (senhorio ou arrendatário)?

cumps.

Olá Mike,

Eu depois de estar um ano desempregada também decidi montar uma loja gourmet, e estou a tratar do licenciamento de uma loja para comercialização de produtos da região do Minho na zona de Alvalade.

Fui à CML e disseram-me que o projeto de SCIE deve ser feito por forma a garantir as questões de segurança contra incêndios mas como o estabelecimento é pequeno basta o preenchimento de uma ficha de segurança contra incêndios.

Eu tratei de resolver este documento, mas como tem de ser assinado por um engenheiro entreguei o serviço. Entretanto o engenheiro referiu-me que paralelamente a este documento, e porque sou responsável pela exploração do estabelecimento, tenho de mandar desenvolver as Medidas de Autoprotecção. Eu fui confirmar esta informação com o a protecção cívil de Lisboa e é verdade.

Todos os estabelecimentos devem ter este documento feito e implementado. E disseram-me também que vai começar a haver brevemente inspecções sobre estas matérias e vai haver multas. No entanto disseram-me que devemos fazer estes documentos para garantir que os seguros não se livram de pagamento de danos em caso de haver um azar.

Este processo das medidas é complexo, são muitos documentos, e tem de ser feito por engenheiros ou arquitetos, é um processo caro. São custos que temos de ser nós a suportar como inquilinos.

Esta papelada apareceu toda porque tinha de preencher a declaração prévia. Ou seja, torna-se muito confuso, caro e moroso este processo de abrir um negócio, mas temos de ser persistentes para conseguirmos ultrapassar estes obstáculos que o estado nos coloca quando queremos ser empreededores.

Espero ter ajudado e que tenhas sucesso no teu negócio.

Cumprimentos Susana

texto editado pelo administrador - incumprimento das regras do fórum
« Última modificação: Abril 07, 2013, 17:45:52 por administrador »

mIkezit0

  • Junior
  • **
  • Mensagens: 15
    • Ver Perfil
Re: Esclarecimentos ( Loja Gourmet) - SCIE/Vitrine Frio
« Responder #17 em: Maio 03, 2013, 01:13:29 »
Boa noite,


Efectivamente estive ausente e só agora li os últimos comentários. Agradeço as intervenções ;

No comentário do amigo ANunes indica que não existe qualquer categoria isenta? No DL que regulamenta indica isenção na 1ª Categoria de Risco. Só não menciono a alínea porque não tenho o documento comigo.

No comentário da susana, fico com uma dúvida : O processo foi moroso, correcto, mas fugiu ao inicialmente dito na CML ? Após entregar a declaração prévia e posterior aos 20 dias não abriu? O espaço não tinha qualquer licença utilização? Fiquei confuso...


Uma curiosidade a quem saiba... se quiser abrir um pequeno escritório, armazenar os produtos já separados e embalados individualmente, torna-se mais prático?

Carlos812

  • Junior
  • **
  • Mensagens: 22
    • Ver Perfil
Re: Esclarecimentos ( Loja Gourmet) - SCIE/Vitrine Frio
« Responder #18 em: Agosto 06, 2013, 21:57:48 »
Boa noite
Então e como resolveu este seu problema?
Pois eu estou com um problema parecido...

Fórum do Licenciamento

Re: Esclarecimentos ( Loja Gourmet) - SCIE/Vitrine Frio
« Responder #18 em: Agosto 06, 2013, 21:57:48 »