Boas,

tenho uma dúvida que por muito que pesquise e leia na net, não a consigo esclarecer.
Tenho planos de abrir um pequeno estabelecimento de comércio a retalho, sendo que também ando indeciso com os CAE: pretendo vender alguns produtos alimentares, como chás, barras energéticas, suplementos dietéticos (nada de frescos nem confeccionados no local) e alguns produtos esotéricos, como livros, cristais, baralhos Tarot. Mas a dúvida é esta: será necessário ter contratado os serviços de uma empresa especializada de HACCP, HST, Medicina no trabalho? Sei que o controle de pragas e manutenção dos sistemas contra incêncio é sempre obrigatório contratarmos alguma empresa. Já os outros, eu tive um café e tinha tudo contratado pela mesma empresa, o que ainda é uma pipa de massa por ano. Uma vez que o estabelecimento que pretendo abrir não contempla nem carnes, peixes nem produtos frescos ou confeccionados no local, será que posso assumir os registos e papeladas necessárias no âmbito HACCP e HST eu próprio (autocontrolo)?
E por último: se eu quiser ter um frigorífico com unicamente bebidas não alcoólicas (tudo comprado directamente ao fornecedor e só para venda, não para beber no local, obviamente), isso afecta de algum modo essa necessidade / ou não, de contratar os serviços HACCP e companhia?

Obrigado desde já!

Fórum do Licenciamento