Estabelecimento de bebidas
« em: Outubro 17, 2013, 15:13:11 »
Boa tarde,

Embora este assunto já tenha sido amplamente debatido, agradecia, se possível, alguns esclarecimentos acerca do tipo de alimentos que se pode servir num estabelecimento de bebidas (café). Para além dos produtos de cafetaria, padaria, pastelaria e gelados, seria possível especificar em concreto quais poderão ser esses produtos alimentares, nomeadamente em relação aos chamados "petiscos".
Desde já refiro alguns: pregos, cachorros, sandes, hamburgers, francesinhas, caracóis, bifanas, rissóis, pasteis de bacalhau, moelas, salada de polvo..., ou seja, alimentos que são servidos em prato mas que não necessitam de "faca e garfo", alimentos pré-confecionados que necessitem apenas de aquecimento ou conclusão de confecção.
Agradeço ainda informação acerca da cozinha, ou seja, num estabelecimento de bebidas a cozinha tem que estar ou pode estar equipada com fogão, ou apenas poderá ter, por exemplo, um micro-ondas (para aquecer alguns alimentos), fritadeira (para acabar de confeccionar certos alimentos, como croquetes ou pastéis de bacalhau) ou uma "chapa" (para fazer um prego, uma bifana ou um hamburger)...   
Desde já agradeço a atenção dispensada.

*

figueiredo

• 1697
  • Mestre da Teia
    • Ver Perfil
Re: Estabelecimento de bebidas
« Responder #1 em: Outubro 21, 2013, 11:16:20 »
Bom dia,

Não vejo nenhuma limitação à existência do fogão... desde que se respeite a regra da "não confecção".

A minha sugestão vai no sentido de que sempre que é possível instalar uma cozinha... deve optar-se por um licenciamento de restauração.

cumps.

« Responder #2 em: Novembro 07, 2013, 01:24:21 »
Caro Sr. Figueiredo,

Boa noite. Andava à procura de informação sobre este tópico e, felizmente, encontrei este post. Para dar um pouco de contexto à minha questão deixo aqui uma caracterização do espaço comercial ao qual se vai reportar a pergunta. Peço, desde já, desculpa pelo longo post.

Os meus pais têm um café snack bar com mais de 20 anos de actividade que sempre serviu as chamadas refeições diárias. O estabelecimento tem uma sala de jantar (+/- 30 m2), uma zona de balcão e café (+/- 60 m2), uma cozinha  com cerca de (+/- 16 m2) e uma zona de arrumações (+/- 16 m2) onde existe um pequeno espaço para trocar de roupa. Há cerca de 5-6 anos fez-se uma ampliação à cozinha para instalar um exaustor e nunca houve nenhum problema com a ASAE.

Nos últimos 10 anos o estabelecimento tem sido alugado como café snack bar e os inquilinos têm, como referi, explorado a parte das refeições para conseguirem rentabilizar o espaço. Contudo, há cerca de 9 meses, o ultimo inquilino foi-se embora e disse-nos que não podia continuar a servir refeições visto que não tinha licença para restauração. Nessa altura iniciámos a "travessia do deserto", ou seja, o pedido na câmara para converter a licença em restaurante. Contudo, fomos aconselhados a desistir, sobretudo porque seria alegadamente necessário ter uma casa de banho para funcionários com lavatório e sanita, no mínimo.

Atendendo a que se trata de uma obra com mais de 20 anos e que, embora tenha sido sucessivamente renovada ao longo do tempo, necessitaria de um investimento enorme para poder ter a casa de banho instalada, os meus pais desistiram, para já, de pedir a licença em restaurante. No entanto, a cozinha possui todas as condições para confeccionar alimentos, existindo, tal como exigido uma zona "suja" e uma zona "limpa", embora no mesmo espaço.

Face a esta realidade isso significa que quem explore o estabelecimento apenas pode vender bebidas e alimentos confeccionados fora do café? Não podem fazer sopas, sandes de febras, petiscos no local?

Um muito obrigado por todos os esclarecimentos que possa prestar!

Cumprimentos

Bom dia,

Não vejo nenhuma limitação à existência do fogão... desde que se respeite a regra da "não confecção".

A minha sugestão vai no sentido de que sempre que é possível instalar uma cozinha... deve optar-se por um licenciamento de restauração.

cumps.

*

figueiredo

• 1697
  • Mestre da Teia
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 07, 2013, 14:44:14 »
@bartmanpt

Qual a área total e a lotação do estabelecimento?

cumps.

« Responder #4 em: Novembro 07, 2013, 16:14:07 »
Vou pedir essa informação aos meus pais e logo já digo alguma coisa  :)

Cumprimentos!

« Responder #5 em: Novembro 11, 2013, 15:00:31 »
Caro Sr. Figueiredo,

Em pormenor, as áreas interiores das divisões são as seguintes:

Sala de jantar: 24 m2
Snack Bar: 52.3 m2
Cozinha: 14.1 m2
Arrumos: 6.5 m2
Casas de banho: 7 m2

A área total é portanto de aproximadamente 103.6 metros, excluindo a espessura das paredes. A lotação da sala de jantar é de 36 pessoas e a do snack bar de 30 pessoas.

Cumprimentos!

*

figueiredo

• 1697
  • Mestre da Teia
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Novembro 13, 2013, 09:33:25 »
A área total é portanto de aproximadamente 103.6 metros, excluindo a espessura das paredes. A lotação da sala de jantar é de 36 pessoas e a do snack bar de 30 pessoas.

Pela leitura da Portaria 215/2011 necessitará de Inst. Sanitárias para clientes com separação por sexos e uma IS para funcionários, portanto 3 casas de banho.

cumps.

« Responder #7 em: Novembro 13, 2013, 09:59:32 »
Obrigado pelo esclarecimento.

Em relação às instalações sanitárias, basta que exista um lava mãos ou é também obrigatória a existência de uma sanita?

Cumprimentos,

*

figueiredo

• 1697
  • Mestre da Teia
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Novembro 15, 2013, 10:05:26 »
Precisa da sanita... senão não seria uma instalação sanitária (seria apenas um lavatório).

cumps.

« Responder #9 em: Junho 14, 2019, 16:48:16 »
Bom dia,

cumps.

Não percebi, posso ter o fogão, não posso é fazer uso dele, é que estou numa situação em que não me deixam confecionar os meus caracóis pois a cozinha não tem exaustão, apenas tem fogão, podem esclarecer me melhor, obrigado.

Fórum do Licenciamento

« Responder #9 em: Junho 14, 2019, 16:48:16 »