Licenciamento para Taberna com petiscos
« em: Março 22, 2019, 14:17:03 »
 Olá, devido ao encerramento da fábrica onde trabalhei 22 anos, tive que me fazer à vida, para ser sincero também já andava um pouco farto daquelas rotinas, sendo assim consegui realizar um dos meus sonhos, com os trocos da fábrica comprei uma pequena pastelaria, mas alterei para  taberna, mas com classe, e é aí que começam os problemas, uma vizinha do andar de cima embirra com os meus petiscos feitos na hora, e modéstia à parte são gabados por toda a gente, desde caracóis, caracoletas, moelas, saladas de polvo e ameijoa e alguns pratos que são encomendados, etc, eu sei que a licença que tenho é de estabelecimento de bebidas mas têm uma pequena copa onde com muito jeito consegui colocar micro-ondas, fogão, tostadeira, torradeira e uma panela para as sopinhas, ora a dita vizinha reparou logo que não havia exaustor, caldo entornado, quer fazer queixa, já lhe disse para fazer o que bem entendesse, a ASAE demora anos a responder ás queixas e a Câmara não fiscaliza isto, mas como não quero chatices o que me aconselham, ainda por cima pelo que tenho lido não há uma definição exacta do que se pode ou não confeccionar num café/taberna.

Re: Licenciamento para Taberna com petiscos
« Responder #1 em: Abril 01, 2019, 14:16:05 »
Caro Arodrigues
Já obteve alguma resposta.
Ou melhor, sabe qual a legislação mais actual para o licenciamento das tabernas?
Agradeço a informação

« Responder #2 em: Abril 03, 2019, 10:38:12 »
Caro Arodrigues
Já obteve alguma resposta.
Ou melhor, sabe qual a legislação mais actual para o licenciamento das tabernas?
Agradeço a informação

Boas, está tudo na mesma, mas pelo que fui informado não posso mesmo fazer os tais petiscos, pelo menos enquanto não conseguir pôr extractor de fumos na tal cozinha improvisada, Há pessoas que só querem complicar a vida aos outros, que mal é que tem fazer uns caracóis num tacho, há coisas mais importantes, mas é o país que temos.

« Responder #3 em: Junho 14, 2019, 16:39:23 »
 Acabei por cancelar todos os almoços que efectuava >:(, a câmara não passou o devido licenciamento, diz que o espaço destinado à cozinha é curto entre outros entraves, continuei foi a fazer os petiscos, nomeadamente os caracóis mas já me disseram que se for fiscalizado pela ASAE continuo sujeito a coima por ser eu a confeccionar os mesmos num tacho grande, pois não tenho exaustor, será mesmo assim, alguém que tenha passado pelo mesmo que possa ajudar, obrigado.

*

figueiredo

• 1705
  • Mestre da Teia
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Setembro 05, 2019, 16:35:00 »
Boa tarde,

São dois aspectos distintos:

1 - A confecção dos alimentos, que em princípio apenas poderá ser realizada num estabelecimento de restauração. A taberna é considerada um estabelecimento de bebidas.

2 - A extracção de fumos, que terá sempre de ser equacionada (obviamente se existir produção de fumos ou gases de combustão) independentemente do tipo de estabelecimento (restauração ou bebidas).

cmps,
Figueiredo

Fórum do Licenciamento

« Responder #4 em: Setembro 05, 2019, 16:35:00 »